Acne com os dias contados

Luciana de Carvalho e Paula Moreno, fisioterapeutas dermato funcional da Clínica Esthetic Ágata de Maringá (Pr), dão dicas para acabar com esse mal:
1. Use sabonete secativos, que contenham enxofre, camomila, ou ácido salicílico, para reduzir a oleosidade.
2. Faça uma máscara secativa usando argila (pode ser comprada em lojas que vendem produtos naturais) com loção tônica. Deixe agir por 10 minutos e remova. Isso serve para secar as espinhas e tem ação antinflamatórias.
3. Evite lavar o rosto mais que duas a três vezes ao dia, pois estimula a glândula sebácea a produzir mais óleo.
4. Não use substâncias que contenham vitamina B , muito comum em comprimidos para malhar , pois ativam a glândula sebácea.
5. Não mexa nas espinhas ou nos cravos. Segure a tentação! Marque uma limpeza de pele pelo menos a cada três meses. Mexer em casa nas espinhas e cravos causam lesões na pele que podem deixar marcas.
6. Cuidado com as maquiagens. Procure usar oil-free. No verão, as pessoas transpiram mais e produzem mais sebo. A maquiagem obstrui os poros e causa inflamação.
7.Ao dormir faça uma limpeza na pele, retirando todos os resíduos de maquiagem e poluição do dia a dia.
8. Nunca saia ao sol sem protetor solar. Essa dica vale para todo mundo, mas é especial para quem tem acne porque as espinhas podem se tornar manchas que são muito difíceis de desaparecer. Vale também para quem tem acne nas costas!